Alex Turner – Submarine Soundtrack EP

Posted on abril 12, 2011

1


Submarine

“If you’re gonna try and walk on water make sure you wear your comfortable shoes…”

Como a maioria dos meus amigos sabe, eu sou super fã do Arctic Monkeys, então não é surpresa nenhuma que quando eu soube que o Alex estava fazendo a trilha sonora pra um filme inglês eu fiquei toda felizinha. O EP da trilha sonora já até saiu faz um tempinho, mas ando ouvindo tanto que decidi fazer uma review dele aqui no blog mesmo assim. Eu ainda não assisti o filme porque não entrou em cartaz aqui no Brasil ainda (se é que vai entrar um dia), então fico em uma situação meio estranha, fazendo review de uma trilha sonora , sem ter visto o filme. Mas o Alex mesmo disse em uma entrevista que compôs as músicas pensando no clima do filme, na história e tal, e não pra cenas específicas, e acho que esse é um dos motivos que faz com que esse ep funcione tão bem, independente do filme.

“Tomorrow I’ll be quicker. I’ll stare into the strobe light flicker. And afloat I’ll stay…”

Eu não sei se vocês conhecem a música dos Monkeys, mas quando eles começaram, seu som era distintamente britânico, e suas letras eram inteligentes observações sobre a banalidade da vida em uma pequena cidade da Inglaterra, porém mais tarde os garotos de Sheffield transformaram seu som em algo bem mais pesado, sombrio e alguns diriam, americanizado. Vários fãs, como eu, não ficaram muito felizes com as mudanças. Não me levem a mal, não é que eu não goste do novo Arctic Monkeys, o problema é que eu amava o antigo.

“You look like you’ve been for breakfast. At the heartbreak hotel…”

Mas tenho que admitir que esse EP me surpreendeu positivamente, porque Alex não só retornou às suas raízes britânicas, também voltou a utilizar um estilo mais lírico em suas letras, dando mais ênfase à história de cada canção, algo que ele fez em quase todas as músicas do primeiro cd dos Monkeys, mas que vem se tornando cada vez mais raro em suas composições. Outro fato importante é a voz de Alex, que nunca soou tão bem quanto nesse EP. Uma voz tão doce, tão calma e ao mesmo tempo tão sedutora que é difícil resistir a tentação de simplesmente fechar os olhos e…

Ep's cover

Também estou curiosa pra saber como será a experiência de assistir um filme quando eu já conhece a trilha sonora tão bem. Eu espero que não seja estranho e não estrague o filme pra mim, já que até agora todas as reviews tem sido positivas. E todo mundo sabe que eu não resisto a uma história de amor britânica!



Posted in: Music